3.3.09

Discurso de Formatura


Amanhã finalmente vou me formar. A cerimônia da Colação de Grau acontecerá às 20h, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília. Não posso evitar um certo nervosismo, mas sei que isso só acontece pelo fato de eu ter aceitado fazer o discurso de minha turma, e de não ter contado a ninguém. Será uma surpresa e tanto para todos aqueles que eu conheço que estiverem presentes no evento. O único que já sabe é meu amigo Kauê, que vive em Shanghai, pois eu lhe contei hoje de manhã, via MSN.

Eu compus o discurso agora à noite, em meu trabalho, 45 minutos antes do expediente acabar. Segue o texto integral do que vou dizer em menos de 24 horas... Já que quase ninguém vem aqui mesmo, não vejo risco de estragar a surpresa postando antecipadamente.


DISCURSO DE FORMATURA – 04/03/2009


"Em nome de nossa patronesse Maria Luísa Fragoso e de nossa paraninfa Teresinha Maria Lousada Moreira, cumprimento os componentes da mesa e autoridades presentes, bem como todos que prestigiam este evento.


Certa vez, alguém referiu que chegamos ao mundo sozinhos, e partimos do mesmo modo. E disse também que tudo o que fazemos entre a chegada e a partida, as experiências que partilhamos, aquilo de bom e de ruim que experimentamos e o que construímos – juntos – é o que faz a vida verdadeiramente valer a pena. Ouso dizer que essa é a medida da vida de alguém: tudo aquilo que foi construído durante sua passagem por este mundo, e que dará testemunho de seu autor quando ele não estiver mais presente.


Assim é com a arte. Assim é com aqueles que se dedicam a ensinar. Optar por seguir um destes caminhos é dizer ao mundo a quê viemos, é mostrar que nos recusamos a passar por aqui sem deixar uma marca… E ainda que muitas vezes somente algumas pessoas a percebam, isso não diminui seu valor nem a torna menos indelével.


Hoje demos um passo nessa direção. Concretizamos o objetivo a que nos propusemos quando adentramos esta universidade. Correspondemos ao entusiasmo de nossos pais, parentes, amigos e professores através de nosso empenho, e atingimos assim um duplo objetivo: a satisfação pessoal de encontrarmos cada qual o próprio caminho, e a possibilidade de oferecer ao mundo um pouco do que somos e temos – nesta ordem de importância – lançando-nos ao desafio de dar nossa contribuição para um futuro melhor.


Hoje é dia de alegria por causa disso. É também dia de esperança pelo porvir que se afigura cada vez mais tangível. Antigos temores e inseguranças se foram, novos ainda virão. Teremos muito tempo para vivê-los, quando chegar a sua hora, e o mesmo podemos dizer das vitórias e conquistas futuras. Que o dia de hoje – que, eu repito, é de alegria – deixe-nos esta preciosa lição: saibamos viver cada coisa em seu devido tempo e na medida certa. Assim, o mundo corresponderá mais facilmente à nossa tentativa de agregar a ele aquilo que de bom podemos deixar.


Vivamos, portanto, o hoje.


Hoje, amigos, estamos juntos ainda uma última vez.


Hoje, chegamos a termo de um tempo que não voltará mais.


Hoje, vivemos uma alegria sem par.


Em resumo, hoje, nós conseguimos."

Um comentário:

Anônimo disse...

É estranho perceber que no ano seguinte as coisas não seguirão o mesmo padrão. É inquietante...e ao mesmo tempo saboroso! Sem estradas, sem placas na via... só o horizonte e o céu azul...

Se cuida.